Thursday, September 17, 2009

Entre Zeca pagodinho e Pitty

A cantora Pitty tem uma música que reflete um pouco do universo do debate sobre comunicação e tecnologia e por que não de dizer? Política: “Até achava que aqui batia um coração...; nada é orgânico, é tudo programado; e eu achando que tinha me libertado...; mas lá vem eles novamente e eu sei o que vão fazer: reinstalar o sistema”.

As pautas em sala de aula transitam na dicotomia entre o que seria natural e o que seria técnica, ou teckené. E as relações intrínsecas de um sistema que programa e reprograma nossos atos, levando-nos o consumo desenfreado e as interações sociais cada vez mais, programada. E por sua vez, a comunicação acaba por conduzir a essa sensação de um sistema cíclico e que talvez não tenha jeito.

“Pane no sistema! Alguém me desconfigurou. Aonde estão meus olhos de robô? Eu não sabia, eu não tinha percebido. Eu sempre achei que era vivo Parafuso e fluído em lugar de articulação” esse trecho denota um pouco as relações próximas da mecânica de ser humano e “robô” o que colabora para essa impressão de pequenitude perante algo maior, o que vai remeter as questões da religião no sentindo de ligar-se a algo. (

Outro ponto que chama minha atenção nessa questão, mais do que a técnica e do natural, é como as pesquisas e estudos nesse campo passam por uma compreensão de como nós temos que aproximar nossas projeções, construídas a partir de suportes , nos quais, seja possível dizer que isso é real ou não; e de como esses conflitos irão permear os debates sobre as novas tecnologias. E os valores tradicionais que estão enraizados nas construções da realidade do ser humano, acabam por balizar nossa compreensão e esperança do que seja, do que estamos fazendo aqui: “Eu já passei Por quase tudo nessa vida, Em matéria de guarida, Espero ainda a minha vez, Confesso que sou de origem pobre, Mas meu coração é nobre, Foi assim que Deus me fez....”
Entendo que os debates sobre as novas tecnologias permitem às pessoas perceber com são monitoradas. No entanto, o modo como elas são aplicadas acabam por levar as pessoas a uma compreensão desse sistema através de perspectivas que não se conseguem explicar. Alguém explica a fé? Eu não.


Link da música do Zeca pagodinho deixa a vida me levar http://www.youtube.com/watch?v=VFFMR9xQRrQ
Link da música da Pitty amdirável Chip Novo http://www.youtube.com/watch?v=aXJ_Ub1xbhw


Alexandre G1

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home