Saturday, December 5, 2009

Jornalismo participativo e hiperlocal na UFBA

Como afirma o professor André Lemos, a sociedade da informação passa por uma fase em que novos parâmetros estão começando a ser estabelecidos. A liberação do pólo emissor trouxe de volta (e ampliou) a conversação através de redes complexas, e possibilitou que mídias de funções pós-massivas ganhassem espaço: blogs dão furos, pessoas dão notícias em primeira mão através de redes sociais, como o Twitter. Pessoas "comuns" produzem conteúdo - conforme o modelo read and write. Neste contexto, informações relacionadas a localidades, bastante específicas, denominadas "hiperlocais", ganham maior relevância. Esta importância se dá pelo fato de que, geralmente, elas são produzidas exatamente por quem não é jornalista e, tradicionalmente, fazia parte do público ao qual os meios de comunicação se dirigiam. O jornalismo caminha para uma nova fase.



Identificando este cenário, criamos um projeto que envolvia três canais de comunicação baseado em informação sobre a UFBA. Para ampliar as possibilidades para que alunos, professores, funcionários e colaboradores das diversas unidades da UFBA pudessem ser emissores de informações, criamos o blog Diz Aí, UFBA, para a publicação de textos produzidos por nós mesmos e por colaboradores. Através do nosso Twitter (@dizaiufba), atuávamos divulgando notícias de eventos e sites vinculados à UFBA, bem como acontecimentos de noticiabilidade, que vivenciávamos na própria Facom ou linkávamos postagens do nosso blog. O orkut servia também como uma ferramenta de contato direto com a comunidade da UFBA. A expectativa, portanto, era que notícias, anúncios de eventos realizados pelos/para os alunos da UFBA e denúncias das escolas/faculdades que compõem a instituição alimentassem essa ferramenta.

Apesar de a disciplina ter acabado, o projeto continua aberto para colaboração. Participe, através do Twitter, do orkut ou então envie textos e/ou sugira pautas através do e-mail dizaiufba@gmail.com.

Para ler o artigo escrito pelo grupo, discutindo mais longamente este panorama, clique aqui.

Grupo 8

Labels: , , ,

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home