Jornalismo Impresso X Jornalismo Online.
Queridos (as),
O site do Observatório da Imprensa publicou um texto do jornalista Alberto Dinis discutindo a questão do possível fim do jornalismo impresso em decorrência da ascensão do jornalismo online (virtual).
Acredito que a leitura poderá trazer reflexões sobre as nossas últimas discussões acerca das novas tecnologias e como o uso das ferramentas do Ciberespaço configura uma nova forma de nos relacionarmos com a informação e com a comunicação. Apesar de o autor não ser tão otimista, vale a pena conferir.
Para acessar, clique aqui.
Abraços,
Egideilson Santana
O site do Observatório da Imprensa publicou um texto do jornalista Alberto Dinis discutindo a questão do possível fim do jornalismo impresso em decorrência da ascensão do jornalismo online (virtual).
Acredito que a leitura poderá trazer reflexões sobre as nossas últimas discussões acerca das novas tecnologias e como o uso das ferramentas do Ciberespaço configura uma nova forma de nos relacionarmos com a informação e com a comunicação. Apesar de o autor não ser tão otimista, vale a pena conferir.
Para acessar, clique aqui.
Abraços,
Egideilson Santana
Labels: Jornalismo Impresso x Jornalismo Online; Jornalismo Virtual
1 Comments:
Ainda não acredito no fim do jornalismo impresso. Mas acho que com advento da internet ele perdeu um pouco seu rumo e deixou de ser um veículo que busca investigar com maior profundidade os fatos para tentar seguir o ritmo do jornalismo online, caracterizado pela rapidez e superficialidade. Temos um exemplo real com o Correio, que diminuiu o formato e a quantidade de páginas, e publica mais notas curtas do que reportagens. Quando tenho contato com este jornal, é como se estivesse abrindo uma página na web, por conta dos textos curtos e layout que imita as páginas de notícias da internet.
Defendo que o jornal deveria encontrar seu próprio caminho e não tentar seguir a imediatez da internet, mas ao chegar a essa conclusão, me lembro também que essa posição tomada pelos jornais impressos está ligada ao sistema sócio-econômico cultual de hoje, em que as pessoas leem cada vez menos, (porque não querem, ou não tem tempo ou acesso) e os donos de jornais querem lucrar mais.
Post a Comment
Subscribe to Post Comments [Atom]
<< Home