Sunday, March 22, 2009

Resenha da aula - 19/03/2009

A aula começa com um comentário de André Lemos sobre a resenha da aula anterior. Ele mostra o vídeo “A Evolução do Homem”, postado no blog da disciplina pelo grupo dois, que traz imagens do homem primitivo, dos egípcios, da época renascentista, entre outros. O professor também mostra o vídeo de Pierre Lévy, postado no dia 11 de março, onde o assunto principal é a educação à distância. André aproveita o tema e resolve abordá-lo.

Com os alunos em sala, o professor pode dar sua aula de qualquer lugar do mundo, tornando a mídia uma espécie de “facilitador”. Hoje são realizadas diversas palestras à distância e a Faculdade de Comunicação da UFBa foi uma das pioneiras nessa área.

Por outro lado, essas ferramentas nem sempre são bem exploradas. A internet para pesquisas escolares, por exemplo, está sendo utilizada, mas não aparece em todos os ambientes. Em muitas instituições de ensino, a informática não tem uma interligação com outras matérias e, consequentemente, com a sala de aula. Isso demonstra certo “medo do novo” por parte dos professores e outros responsáveis pela educação. Outro exemplo interessante é o uso do Google Earth no estudo da geografia. A utilização dessa ferramenta facilita muito a aprendizagem, dando uma verdadeira dimensão do planeta e uma noção de espaço mais real.

A discussão segue para o incentivo à leitura. Mesmo com novas tecnologias é importante manter o hábito de ler. Ao se dedicar a uma literatura, o leitor se isola do mundo, sendo levado para dentro da história. O incentivo a esse tipo de atividade é importante, mas as novas práticas não devem ser excluídas. Deve haver um equilíbrio entre as novas tecnologias e os hábitos antigos. Não se deve ler o dia inteiro, assim como não se deve ver televisão por um tempo excessivo.

O professor começa a abordar um novo tema: virtualização e atualização. Quando lemos, assistimos televisão ou usamos a internet, estamos virtualizando. Quando escrevemos algo, estamos atualizando.

O grupo dois, que não pôde terminar a apresentação do texto na aula passada, continua com a discussão dos pontos mais importantes do texto de André Lemos. Eles finalizam o primeiro capítulo falando sobre como Heidegger não vê a técnica somente pela concepção instrumental ou antropológica, mas como um modo do homem existir no mundo e de se revelar a ele. O autor também fala do casamento entre ciência e técnica, que gerou a tecnologia moderna, autônoma, racionalista e objetiva.

No segundo capítulo, o grupo fala sobre a evolução histórica dos sistemas técnicos através de inovações e invenções de ferramentas, instrumentos e máquinas. Ele divide essa evolução em três fases: a Idade Média (quando se inicia a utilização das energias hidráulica e eólica), a Modernidade (o renascimento como época do maquinismo) e a Pós-Modernidade (marcada pela Revolução Industrial e a evolução da informática).


--» Postagem feita pelo grupo 8: Adriele Bandeira, Cristiane Cardoso, Marília Duarte, Patrick Silva e Priscila Machado

1 Comments:

Blogger André Lemos said...

Caros não é "nos virtualizando" e "nos atualizando" é simplesmente "virtualizando, problematizando, lendo" e "atualizando, resolvendo, escrevendo".

March 23, 2009 at 3:25 AM  

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