Wednesday, April 1, 2009

Famílias compartilhadas

Treex.com




Com uma proposta diferenciada dos sites convencionais de árvores genealógicas, o treex.com funciona como uma rede social na qual o internauta monta sua árvore gratuitamente - sem a necessidade da instalação de softwares - e compartilha online com pessoas do mundo inteiro.

Em entrevista ao site A Tarde Online, o criador do Treex, Henrique Morize (ex-dono da Openlink), diz que a iniciativa nasceu através de uma frustração pessoal com os diversos serviços do setor presentes na internet. "Tem sites em que você paga pela pesquisa genealógica, e no fim das contas tem que baixar um programa para construir a árvore localmente no seu PC. Minha ideia era fazer uma página em que as pessoas pudessem montar a árvore online e depois compartilhar", afirma Henrique. Leia a matéria na íntegra.

Dessa forma, o Treex permite, de uma maneira simples e divertida, que o internauta produza informação (colocando dados bibliográficos, fotos, etc.), compartilhe esse material online com outros internautas e reconfigure, sempre que quiser, o desenho de sua árvore genealógica.

Peculiaridades do Treex.com
Na Home do Treex é possível localizar o tópico "Veja algumas árvores legais". Nele encontram-se links para árvores de algumas famílias renomadas como: a Família Real Britânica, a Família Kennedy e a Família Imperial Brasileira.


Sobre redes de conexão
No livro "Networks, redes de conexão : pessoas conectando-se com pessoas", os pesquisadores Jeffrey Stamp e Jessica Linack discorrem sobre a sociedade da informação e suas implicações na contemporaneidade. Para os autores, Network seria uma teia de participantes autônomos unidos por valores simbólicos compartilhados.

"o que é novo no trabalho em redes de conexões é sua promessa como uma forma global de organização com raízes na participação individual. Uma forma que reconhece a independência enquanto apóia a interdependência. O trabalho em redes de conexões pode conduzir a uma perspectiva global baseada na experiência pessoal" (Lipnack & Stamps, 1992: 19).


GRUPO 1

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home