Sunday, June 21, 2009

Os Iranianos no Ciberespaço.

IRAN: A Nation Of Bloggers from ayrakus on Vimeo.

Nos últimos dias estamos acompanhando nos noticiários a repercussão que a polêmica reeleição do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, vem causando no mundo. Suspeitas de irregularidades na contagem dos votos, além de repressão severa aos opositores do governo - já foram mortos cerca de 18 cidadãos - marcam a atual época vivida pelos iranianos.

Marcado por vários conflitos, desde a conquista por Alexandre, o Grande, na Era Antiga, até uma invasão na II Guerra pelo Reino Unido e pela União soviética à procura de petróleo, a antiga Pérsia, hoje Irã, desde 1501 tem o Islamismo como a sua religião oficial. Mais tarde, em 1980, comandados pelo já falecido Aiatolá Khomeini e o seu governo autoritário baseado nas leis do Alcorão, os iranianos foram impostos a lutar por oito anos seguidos contra o Iraque de Saddam Houssein, na época apoiado pelos Estados Unidos.

Diante de uma história tão conturbada, a população iraniana, censurada por quase toda a sua história, vê nos dias de hoje novas formas de chamar a atenção do planeta para aquilo que alguns deles acreditam não estar funcionando no país, o governo.

O vídeo acima mostra que o Irã é o terceiro maior produtor de blogs do mundo, o que nos remete às questões do ciberespaço e como a produção “de baixo para cima” marca aquilo que os teóricos chamam de uma “nova era”, onde a liberdade de expressar opiniões atravessa fronteiras geográficas, governamentais, etc. Aquilo que Orozco Gómez e Pierre Lévy chamam de “Destempos” e “Despoder”.

No caso do Irã, estas novas ferramentas do ciberespaço estão funcionando como força política de um povo que clama pela atenção do resto do mundo. Vale lembrar que, recentemente, o Twitter e os vídeos de celular são os maiores mecanismos usados pelos iranianos insatisfeitos com o regime conservador e autoritário do presidente Ahmadinejad.


Postado por Egideilson Santana – Grupo 4



Labels: , , ,

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home