Saturday, May 30, 2009

Wikipedia proíbe Cientologia de editar artigos no site

"A Wikipedia proibiu a Igreja da Cientologia de editar qualquer artigo relacionado a essa religião na enciclopédia colaborativa on-line, como medida punitiva para uma série de edições controversas que vinham sendo publicadas sobre a igreja. A punição surpreende por vir de uma companhia que se orgulha de ser aberta e inclusiva."

Fonte: G1

É importante notar a interferência de cima para baixo numa ferramenta que se pauta pela contribuição livre e diversa. Óbvio que muitos verbetes terão visões distintas, ainda mais trantando-se de assuntos religiosos, quando a enciclopédia pretende-se científica, porém, acho que não cabe a decisão de intervir com veto à expressão de qualquer opinião sobre qualquer assunto e o caso é singular e talvez abra precedentes mais graves de regulação em mídias colaborativas.

Grupo 9

1 Comments:

Blogger Raphael Tsavkko Garcia said...

A notícia de que a Wikipedia resolveu proibir membros da seita da Cientologia e colaboradores de editar páginas na wikipedia reacende o debate sobre a censura e a liberdade na internet.

De um lado a wikipedia, que proíbe o uso da enciclopédia para o proselitismo e promoção de agendas pessoais - acusação que recai sobre os membros da Cientologia - do outro, a seita, que como qualquer outra organização tem o direito a publicar seu "perfil" na wikipedia, desde que dentro das regras.

Em tempo, vamos às regras da wikipedia:

"uso da enciclopédia para promover agendas pessoais - como proselitismo ou disputas filosóficas, ideológicas ou religiosas - e publicar ou promover material de pesquisa original é proibido"

Seguindo esta linha de pensamento, a Cientologia tem todo o direito de estar presente na enciclopédia, porém, deforma honesta, sem proselitismo, dentro da "lei" da Wikipédia.

O que vemos é desrespeito às regras, o que é comum à seita, visto o recente processo por fraude que enfrenta na frança.

Este é apenas um dos processos e dos problemas criados pela Cientologia, que já foi vítima também de protestos na Alemanha e por toda a Europa.

"Autoridades fecharam uma creche na cidade de Munique, Alemanha, dizendo que ela estava doutrinando as jovens mentes com Cientologia. A guerra entre a “igreja” da Califórnia e o governo alemão continua."

A Cientologia já foi condenada por todo o mundo mas continua a se propagar e a questão fica, até onde vai a liberdade, especialmente a liberdade na internet para organizações e seitas extremamente perigosas?

É um debate que vale à pena.

A questão final deste debate específico é saber se há algum tipo de censura pela cientologia ser uma seita ou se há uma reação à abusos das regras da Wikipedia.

Mas indo além, fica a questão do controle - necessário? - de seitas, grupos de ódio, grupos perigosos e criminosos no ambiente virtual, o que vai de encontro com o princípio da liberdade e neutralidade da internet.

Quem qualifica um grupo como "perigoso"? Quem controla, e como controla?

Ao menos a wikipedia tomou uma atitude democrática, com votos de um comitê arbitral, nada foi feito pela vontade de um ou outro mas, ainda assim, este tipo e controle é justo? Legal? Aplicável em larga escala?

Apenas para deixar clara minha opinião quanto à Cientologia: A Seita deveria ser processada em toda e qualquer esfera e colocada em seu devido lugar, o de um grupo de fanáticos perigosos.

May 30, 2009 at 12:49 PM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home