Wednesday, May 27, 2009

Resenha sobre o documentário "Surplus"


O documentário sueco "Surplus" de 2003 do italiano Erik Gandini traz reflexões a uma série de questionamentos que circundam o atual período da existência humana. Prioritariamente dinâmico, o vídeo apresenta episódios que vão desde manifestações públicas contra a reunião dos 20 países mais desenvolvidos do mundo, G-20, aos discursos de líderes mundiais de diferentes sistemas político-econômicos, passando por depoimentos de pessoas comuns, expondo suas experiências e angústias. O que mais chama a atenção no trabalho desenvolvido por Gandini é que este não tem a pretensão de apresentar soluções fáceis e imediatas para os problemas contemporâneos. Mais do que isso, mostra através de exemplos práticos as estruturas de dois sistemas falidos: o capitalismo e o socialismo. E que a saída para esse impasse recai sobre cada pessoa envolvida nesse processo.

Através de imagens e declarações, o diretor argumenta que as ideologias e aspectos particulares dessas duas organizações governamentais antagônicas pertencem aos mesmos princípios: a manutenção da ordem vigente. Tanto a postura de George W. Bush quanto de Fidel Castro Ruz deixam explícito que não traduzem a idéia de fomentar uma gestão democrática, mas de um governo que padronize o comportamento coletivo, obediente a determinados ditames, sejam estes provenientes de um regime alimentado pelas grandes corporações multinacionais que têm como emblema o consumo desenfreado, sejam estes provenientes de um regime caracterizado por regras que impedem a livre escolha do indivíduo acerca do que virá consumir. Com recursos de edição, Gandini brinca com as falas dos grandes líderes, misturando suas palavras e demonstrando, assim, que tanto o discurso capitalista quanto o discurso socialista apresentam semelhanças estruturais.

Ao dar voz a diferentes cidadãos e através da exposição de experiências particulares, o diretor aponta para a existência das angústias e dos anseios que envolvem o homem. Viver uma vida padronizada independe de essa ser abarcada pelos princípios do consumo ou da distribuição regrada. O homem, em seu desejo incessante de experimentações e desenvolvimentos, se vê atado por sistemas de controle, por formas de dominação que o atrela a uma ordem estabelecida. Mesmo com a idéia de retomar um estilo de vida primitivo, a busca humana pela satisfação de suas necessidades se torna predominante, impossibilitando uma vivência simples e equilibrada. A ironia do diretor ao final do vídeo explicita sua visão pouco esperançosa sobre resoluções viáveis às problemáticas que afligem a humanidade.

Grupo 10

Labels: , , ,

1 Comments:

Blogger Unknown said...

Baixar o Documentário - Surplus - Aterrorizados Para Sermos Consumidores - http://goo.gl/qJVsN

March 14, 2013 at 8:54 AM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home