Thursday, June 25, 2009

Silêncio no twitter.

O twitter, uma ferramenta comunicacional que registra um rápido crescimento, pode não ser um indicador preciso da opinião pública, segundo pesquisa realizada pela Harvard Business School. O twitter se tornou um grande fenômeno entre as inúmeras redes sociais existentes no ciberespaço atualmente, só para se ter uma idéia a ferramenta conta com mais de trinta milhões de visitantes únicos por mês e dispõe de incontáveis contas criadas. Nos EUA foi esta ferramenta que levou Barack Obama à presidência, já a sua popularização se deu graças a apresentadora Oprah e o perfil mais famoso no país é o do ator Ashton Kutcher.

Pesquisadores da Harvard analisaram durante maio deste ano mensagens geradas por 300 mil perfis selecionados aleatoriamente no twitter. E descobriram que 10% dos usuários da ferramenta são responsáveis por mais de 90% do conteúdo publicado, mais da metade dos usuários escrevem seus ‘tweets’ menos de uma vez a cada 74 dias.

Uma outra pesquisa feita pela Purewire mostra que quase 80% dos usuários deu menos de dez twittadas até hoje, sendo que cerca da metade desses ainda continuam em silêncio. Números ainda mais impressionantes é a quantidade de seguidos e seguidores, cerca de 30% das pessoas não são seguidas por ninguém, 50% têm entre 1 e 9 seguidores. Sendo assim para 80% dos usuários do twitter escrever algo significa falar com as paredes. Ainda existe a parcela – cerca de 25% - que não seguem ninguém, ‘são surdos’.

Olha o que diz a pesquisa, baseada em dados de sete milhões de perfis:

• Seguidos

Perfis com 0 seguidores: 29,4%.
Perfis com 1 a 9 seguidores: 50,9%.
Perfis com 10 ou mais seguidores: 19,7%.

• Seguidores

Perfis seguindo 0 pessoas: 24,4%.
Perfis seguindo 1 a 9 pessoas: 43,4%.
Perfis seguindo 10 ou mais pessoas: 32,2%

• Twitadas

Perfis com 0 tweets: 37,1%
Perfis com 1 a 9 tweets: 41%
Perfis com mais de 10 tweets: 21,9%.

Para Piskork – professor assistente de estratégia da escola de negócios de Harvard – o twitter é eficaz no que diz respeito a respostas de preocupações especificas dos consumidores além de permitir, marketing efetivo já que empresas podem anunciar liquidações através do site.

Fonte: Época e Abril.


Grupo 3 (Aline Fontes, Amanda Nunes, Francis Cardoso, Laíse Castro, Louise Vitorino)

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