Monday, November 23, 2009

Jornalismo móvel: histórico e conceitos

Na última apresentação de Fernando Firmino, discutiu-se sobre as tipologias do joranalismo móvel: o jornalismo locativo, no qual o local se sobressai neste uso e o jornalismo em redes sociais como Facebook, Orkut e Twitter. Expôs que para a o jornalismo de alta mobilidade existem ferramentas como Moblog e Microblog, blog especiais para postagem através de conexão via celular. Também inserido neste contexto, está a característica hiper-local da geolocalização em ferramentas como Google Latitude e Location History.

Firmino comentou que até chegar-se ao termo Jornalismo Móvel várias nomenclaturas foram elucidadas por questões teóricas ou muitas vezes, por aspectos de disputa de capital simbólico por parte dos autores. Primeiro "Back pack" (Stevens 2002), no qual o jornalista concentrava todas os equipamentos de trabalho numa mochila. Acrescenta que nesta época ainda não havia uma convergência tão forte de aplicativos no celular. Depois o Jornalismo de Bolso (Pellanda, 2006) no qual o celular concentra as etapas de produção e recepção no aparelho celular. Imprensa móvel (Ferreira, 2007), Jornalismo digital móvel (Campbell, 2004), Jornalismo de notícia móvel (Forsberg, 2001) e finalmente Jornalismo móvel (Silva, 2008; Buggs, 2007).

Discutiu-se que, mesmo com a multiplicação de ferramentas de comunicação online, a maioria dos jornalistas, principalmente aqueles habituados com a rotina de trabalho do jornal impresso, não sabem utilizar blogs como agregadores de conteúdo.

Historicamente, a mudança de ambiente técnico para a produção de informação jornalística também se transformou significativamente. Primeiro se produzia um com o gravador analógico, que fazia com que os processos de produção e recepção estivessem numa separação clara. No rádio por exemplo, funciona apenas a etapa de produção. E o celular é hoje uma plataforma que comporta todas as etapas: emissão, produção e recepção num mesmo dispositivo.

Grupo 4

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home