Friday, November 20, 2009

Jornalismo Móvel

O jornalismo sempre esteve ligado à mobilidade, isso não é algo novo. Mas hoje com o avanço tecnológico esta mobilidde possui um nova configuração. Aparelhos celulares, netboocks, cm conexões se fio , cada vez mais ganha espaço no fazer jornalístico. E a produção de informações, podendo ser feita em qualquer lugar e com uma velocidade muito grande.
Em contnuação com tema jornalismo móvel. Fernando Firmino levntou algumas questões sobre a configurção, terminologias e tipologias sobre essa nova modalidade do jornalismo. Também de como os grandes grupos de comunicação estão fazendo uso desse aparato, e a resistência ainda existente em relação a eles, de como as formas de utilização, o conjunto de atividades desenvolvidas a partir do avanço tecnológico, deu origem a algumas tipologias: jornaliso móvel, locativo, em redes sociais.
Firmino frisa que o uso das ferramentas aind é muito incipiente, e elas são imprescindíveis. Em 2001, não havia a convergência tão forte quanto há hoje, não existia celulares com câmera. Apenas no Japão existiam alguns aparelhos com câmera em fasse de teste, mas a qualidade era muito ruím.
Fernando Firmino disse que em 1972, foram feitos os primeirs testes em celulares. Depois da inserção de aparelhos móveis fz mais sentido falar em mobilidde. Pois é permitida não só a produção, mas a recepçõ de informações e qualquer lugar. Para a televisão é mais complicado o uso deles, por conta ainda de uma questão de qualidade de imagem exigida para este meio de comunicação. Mas grandes redes já estão inserindo os celulares, em matérias jornalísticas. Segundo ele a Globo ainda é resistente, por causa do padrão de qualidade adotado por esta instituição.
Em relação ao jornalismo em redes sociais, foi colocada sua importância e sua reverberação em nossa sociedade. Os blogs, microblogs têm uma relevância e um lugar no jornalismo nessas redes sociais. Um exemplo da em aula: o caso do apagão que aconteceu há poucos dias atrás . O Presidente da Itaipú, informado das grandes proporções do acontecimento, e sabendo que as pessoas não podiam assistir a tv, para obte informações, ele cria uma conta no twitter, que pode também ser acessado via celular e, em cerca de uma hora já havia mais de 10 mil seguidores da conta da empresa, onde estavam sendo divulgadas as informações sobre o apagão. Ao longo da aula foram mostradas as configurações do jornalismo na atualidade depois dos avanços tecnológicos.
Grupo 1
Aula - 19/07/09

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home