Monday, November 23, 2009

Resenha da aula do dia 19/11

Mobilidade e jornalismo

Na aula, Firmino nos mostrou como o tema “mobilidade” hoje domina as discussões sobre redes sociais e novas tecnologias, e se expandiu como conceito e prática. Houve um deslocamento do objeto de estudo nas faculdades de comunicação, onde agora não estuda-se apenas a mídia de massa, mas também as chamadas “novas mídias”.

Segundo exposto na aula, há certas tipologias do jornalismo móvel, a exemplo do backpack (ou “jornalismo de mochila”), que se configura como o uso das diversas tecnologias (hardware e software) e conexão com a web na produção, edição e transmissão da notícia (e os dispositivos, como netbooks e câmeras digitais, ficam sempre na mochila, por isso a denominação). Outro tipo é o chamado “jornalismo de bolso”, que é aquele produzido e transmitido apenas com o uso do aparelho celular.

Outra maneira de fazer jornalismo em mobilidade é utilizando o sms, onde pode-se enviar a notícia, via celular, para a internet, geralmente para um blog/microblog (Moblog). O uso de programas de geolocalização (GPS) está sendo cada vez mais comum, fazendo com que a notícia seja melhor contextualizada e produzindo uma nova relação entre o local e o fato noticiado, este atrelado às informações do local onde ocorreu.

Para Firmino, uma das dificuldades enfrentadas para o avanço da mobilidade no jornalismo é o desconhecimento, por parte dos jornalistas, dos aplicativos e programas que facilitam a produção e o consumo deste.

Outro ponto discutido em sala foi o fato de que as novas tecnologias facilitaram também a produção jornalística no âmbito da diagramação, com novos programas de confecção de páginas de texto que auxiliam e facilitam muito o trabalho do repórter, além de possibilitar uma maior agilidade na produção da notícia.



Grupo 10


0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home