Tuesday, June 2, 2009

RESENHA REFERENTE A AULA DE 28/05

A aula da última quinta-feira, 28/05, teve um tom mais descontraído que o normal, após a prova realizada na última terça-feira, os alunos e o professor levaram a aula em um clima de bate-papo. Durante as discussões foram levantadas vários temas entre a técnica e tecnologia nos dias atuais.
Em um primeiro momento, a aula levou a debate o conteúdo, e as resenhas do mesmo, relacionadas ao documentário exibido na semana anterior (Surplus). O consumo entrou em cheque. De um lado o consumo como um componente essencial a economia, força motriz que desencadeia todo o processo de circulação monetária, que por sua vez gera emprego, renda e desenvolvimento tecnológico, por outro lado o consumo que ganha características de desenfreado, responsavél por um grande acumulo de riquezas por poucos, ocasionando uma dependência em um mercado de grandes marcas, uma forma de degradação ambiental. O professor falou sobre o papel da comunicação e do governo, para cada vez mais um consumo consciente por parte da sociedade. Entrou em debate questões como publicidade voltada para o público infantil, as sacolas plásticas, a produção de lixo, em conseqüência do consumo. Em vários aspectos o professor comparou esses dados com a sua vivencia no Canadá. Exemplos desses aspectos:
· É proibida na TV canadense publicidade dirigida ao público infantil.
· O Canadá é o maior produtor de lixo domestico do mundo. Proveniente de um forte consumo, principalmente de embalagens de produtos.
· É proibida nas lojas canadenses a distribuição de sacolas. Caso o cliente não traga nenhum tipo de suporte, ele sai com as compras na mão, de forma literal.
Em seguida, o papo sobre consumo foi ser relacionado ao consumo das informações. Como sempre, a internet e a televisão entram em pauta. Será que a televisão é mais assuntos e a internet deixa a informação mais seccionada. Opiniões divergentes surgiram na sala. Até que a conversa falou sobre profundidade e superficialidade ao consumir as informações no espaço virtual. Cada vez mais o tempo é curto, e as pessoas vão a links, passando por cima de determinados questões, mesmo a internet sendo uma ferramenta que permite se aprofundar em vários assuntos. A partir disso o tema da discussão foi o tempo, como utilizamos o tempo de forma instantânea e corriqueira. A sociedade já se adaptou a uma pressa quase que irracional. Exemplos não faltaram como o trânsito louco e caótico que há nas principais capitais brasileiras. O professor falou na ansiedade, que, por exemplo, quando esperamos o sinal ficar aberto, ficamos tão ansiosos que ficamos praticamente incapazes de aproveitar aquele tempo, seja ouvindo a música, seja observando as pessoas e as paisagens ao redor. Novamente o professor fala sobre o oriental tradicional, que tinha como objetivo na meditação, não pensar em nada. E buscar cada vez mais viver o aqui e agora. Enquanto o mundo ocidental (e vários países do mundo oriental) busca o planejamento, vivemos sobre a ótica do futuro.
Retornando a fragmentação da informação, foi debatida a questão dos jornais impressos, o quanto lemos determinados conteúdos, e outros cadernos simplesmente descartamos. Como o professor que lê determinados cadernos do “Valor Econômico” e outros vão ao lixo (posso falar aqui novamente, melhor que ele me desse). Como um adendo, o professor citou a omissão da emissora Globo da final do campeonato internacional de futebol que se realizaria na Italia, sendo esse um dos principais acontecimentos do dia. O fato simplesmente aconteceu porque o campeonato seria transmitido pela emissor concorrente.
Em seguida o professor falou sobre ímpetos, e o judiciário que os contem. Até mencionou em tom de brincadeira, que ás vezes nós temos vontade de matar, e não podemos em nome maior que nos rege. Falou sobre a relação de lei no primeiro mundo e aqui no Brasil, como multas aplicadas para quem atravessa fora da faixa de pedestre. E depois mostrou a postura e o discurso que adquirimos no Brasil como natural. Muitas vezes o discurso acusa a própria vitima pela agressão sofrida.
Até que chegaram 10h45min, e o professor resolveu não iniciar a terceira unidade. O que ficou para próxima aula.

Grupo 5

Labels:

1 Comments:

Blogger Nathália Gabriel said...

Olá,
somos da equipe do OI Futuro. Temos um assunto de muito interesse ao seu blog e a todos que o acessam.
Pedimos, por favor, que a Ong entre em contato conosco por e-mail.

projetonovosbrasis@oi.com.br

Aguardamos o retorno.
Att.,
Equipe Novos Brasis

June 3, 2009 at 10:01 PM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home